360 gay twist: o skatista vem de costas na rampa, em seguida dá um aéreo, faz um giro 360° no ar e volta para rampa.
360 air to fackie: aéreo com giro de 360 graus, em seguida, o atleta volta de costa na pista.
720: dois 360, ou seja, uma rotação de 720º graus.
A: medida de dureza de rodas e amortecedores. Ex: 95A (- duro), 97A, 100A (+ duro).
Air: quando o skate sai do chão, sem o skatista dar ollie.
am: abreviação de amador, skatista não profissional.
amortecedor: usam-se dois por truck, são feitos de borracha e têm forma de donuts.
axle: é o eixo do truck, a barra de metal que fica dentro do truck, onde se encaixam as rodinhas.
backside: back significa costas / manobra em que o skatista está de costas para o objeto, ou então ele vira as costas em direção a frente.
bigspin: um 360 varial, enquanto o corpo do skatista gira 180 em backside.
blunt: posição em cima do obstáculo, com o tail sobre a borda e as duas rodas traseiras no topo do objeto. O skate deverá ficar quase vertical.
board: shape.
boned: empurrar o shape para fora e apontar para baixo quando estiver no ar.
borda: o que o coping é para as rampas, as bordas são para o street.
cera: usada em objetos para oferecer mais deslize nas manobras.
chupeta: peça plástica que fica no truck, especificamente entre a base e o hanger, e que serve para o truck virar suavemente.
concave: a concavidade (angulação) do shape. Um bom concave ajuda na execução das manobras.
compensado: madeira usada para fazer o shape, normalmente tem 7 camadas.
coping: cano de metal que fica no final da rampa, que prolonga a vida útil da rampa e proporciona ótimos grinds.
deck: plataforma de madeira, o shape.
disaster: coloca-se as rodas traseiras no topo do objeto com o tail na borda. As rodas dianteiras estão fora de contato com o objeto e para cima.
downhill: modalide de skate onde se desce ladeiras. Velocidade é o principal atributo. Utiliza-se longboards e técnicas especiais para se andar.
dropin / dropar: entrar numa rampa ou obstáculo a partir do topo.
fakie: andar para trás.
fat: usado para expressar uma manobra feita por uma longa distância, ou com uma grande altura.
flat: parte plana sem inclinação.
flip: é quando o skate gira (fica de ponta-cabeça e volta a posição normal).
frontside: manobra em que o skatista está de frente para o objeto, ou então rotaciona primeiro o peito a frente.
funbox: um tipo de rampa utilizado em skateparks e competições, se parece com uma pirâmide e normalmente tem corrimão.
gap: distância entre duas calçadas, ou entre telhados, ou qualquer outro espaço.
goofy: o sakista anda goofy se andar com o pé direito na frente e der impulsão com o pé esquerdo.
grab: segurar o skate, com uma ou as duas mãos, em backside ou frontside
grind: deslizar em cima de um objeto, como um corrimão ou a aresta de um objeto, apenas com os trucks em contato.
griptape: é a lixa, papel aderente auto adesivo, que é aderente para evitar que o skatista escorregue.
half pipe: rampa com a forma de U, usada para vert.
handplant: plantar bananeira com o skate, somente com uma das mãos, a outra mão segura o skate.
handdrail: corrimão.
heelflip: flip com o calcanhar (heel), o skate gira em direção oposta ao kickflip.
helmet: capacete.
hip: quando duas rampas são colocadas juntas formando um ângulo / a parte em que duas rampas encontram se chama hip.
kickflip: flip do shape como se você estivesse dando um chute / feito com a parte da frente do pé, roda em direção contrária ao Heelflip.
kickturn: virar com as rodas traseiras, enquanto as dianteiras estão fora do chão.
launchramp: rampa sem vert, somente com a transição, para o skatista se lançar.
lip: a borda no topo da rampa.
melloncollie: um ollie grab segurando o shape por trás, com a mão dianteira.
miniramp: tipo de half pipe, só que menor, que não tem vert.
nocomply: coloca-se o pé dianteiro no chão e com o pé traseiro se dá um pop no shape.
nollie: mesmo conceito de um ollie, porém no nose.
nose: parte da frente do shape.
nosegrab: segurar o nose do shape com a mão dianteira.
nosegrind: grind somente com o truck dianteiro.
noseslide: deslizar com o nose sobre o objeto.
ollie: aéreo sem o uso das mãos / salto dado com o skate batendo com o tail da prancha no chão ou na superfície da rampa, fazendo-o elevar-se.
prego: cara que não anda bem de skate.
pro: abreviação de profissional. Skatista que recebe grana da empresa que ele é patrocinado.
quarterpipe: metade de um half pipe.
regular: skatista que anda regular é aquele que dá impulsão com o pé direito, e usa o pé esquerdo na frente.
rolamento: são usados dois por roda, o rolamento proporciona o movimento das rodinhas.
rubber: amortecedores.
saudage grind: o skatista segura o tail enquanto está dando um smith grind.
shoegoo: borracha líquida em bisnaga para ser colocada no buraco do seu tênis.
shoveit: o mesmo que varial.
skatepark: local especial para se andar de skate.
slam: quando o skatista cai do skate e se quebra.
slappy: grinds sobre bordas, sem dar o ollie.
smithgrind: grind com o truck traseiro, enquanto o truck dianteiro fica de lado. O centro do shape toca a borda do objeto.
snake: andar em um obstáculo que somente poucas pessoas conseguem.
spine: quando duas rampas são colocadas uma de costas para a outra sem nenhuma plataforma. A junção é chamada de spine.
stalefishgrab: segurar o shape por trás com a mão traseira.
street: estilo de skate, onde se anda pelas ruas usando seus obstáculos naturais.
switchtance: andar com a base trocada, ou seja, se você for regular e andar goofy.
tail: parte do trás do skate.
tailgrab: segurar o shape no tail com a mão traseira.
tailslide: deslizar com o tail sobre o objeto.
transição: parte da rampa que liga o flat com o vert.
truck: peça de metal que serve de base para o skate, onde se coloca as rodinhas.
varial: rodar o skate embaixo dos seus pés sem virar o corpo.
vert: abreviação de vertical / parte vertical da rampa (90º) / modalidade de skate.
wallride: andar de skate pela parede.
wheelslide (slide): diminuir a velocidade sem colocar o pé no chão, pode ser chamado de derrapagem.
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