sábado, 27 de dezembro de 2008

Malhação e contusão

MALHAÇÃO, CONTUSÃO E CONFUSÃO!

Fique ligado nos malefícios da prática de atividades física em excesso!

Tudo em excesso pode ser prejudicial. A atividade física não foge desta regra.

Existem milhares de estudos sobre os benefícios da atividade física para todas as faixas etárias. Porém, estudos recentes alertam para o perigo do excesso de atividades físicas.

Estamos numa década em que busca pelo padrão de beleza e








por corpos cada vez mais esculturais é comum entre os jovens. As academias das grandes cidades estão lotadas, e a obsessão pela beleza física leva alguns jovens a ingestão de suplementos que levam ao aumento de massa corporal, na maioria das vezes sem orientação de um profissional.

A prática obsessiva de atividades físicas traz inúmeros malefícios. Como primeiro deles podemos citar o comprometimento do crescimento. Se o praticante da atividade intensa é um adolescente, pode haver uma calcificação precoce da sua estrutura óssea, ou seja, esta pessoa estagnará o seu crescimento ou crescerá um pouco menos do que a altura geneticamente determinada pelo seu organismo.

Os excessos podem ainda causar lesões leves no princípio, que vão se agravando no decorrer do tempo e da freqüência e podem levar o praticante ao distanciamento de qualquer tipo exercício físico por um grande período de tempo.

Mesmo os atletas devem ser obrigados a ter supervisão médica que avalie qual o limite de seu corpo, a fim de que não excedam o que o seu organismo suporta.

Afinal, através da atividade física busca-se o bom condicionamento e a saúde, não problemas e doenças.

Dicas para a hora da malhação

• Use roupas adequadas para a proteção do corpo e seu conforto térmico, como camisetas e bermudas de lycra. Tome cuidado com agasalhos que fazem transpirar demais;

• Hidrate-se sempre, ingerindo líquidos antes, durante e depois das atividades físicas. Perder muito líquido causa mal-estar durante o exercício;

• Procure uma atividade que lhe cause prazer, busque o equilíbrio entre o que você deseja como resultado final para seu corpo e a intensidade da atividade. Uma boa medida para verificar se você não está exagerando e testar se você consegue se comunicar verbalmente durante a sessão de exercícios sem que a sua respiração se torne ofegante;

• Busque a orientação de um médico para fazer uma avaliação física caso você deseje um programa de treinamento mais intenso, e nunca tome medicações duvidosas e sem orientação médica.

Nenhum comentário: